UCSNQ promove capacitação de técnicos para operacionalização do processo RVCC profissional

A Unidade de Coordenação do SNQ promoveu uma ação de capacitação no âmbito da Operacionalização de processos de RVCC Profissional, com a finalidade de capacitar técnicos e operadores de educação e formação profissional para a implementação e disseminação do processo RVCC Profissional.

A formação realizou-se em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e a Organização Internacional de Trabalho (OIT).

De acordo com os objetivos do programa da formação, realizaram-se:

  • Análise e definição de perfis de potenciais candidatos para o desenvolvimento de processos de RVCC profissional, bem como elaboração e consolidação dos respetivos portefólios profissionais.
  • Exploração de exemplos práticos e desenvolvimento de simulações decorrentes da mobilização dos diferentes instrumentos de reconhecimento, validação e certificação de competências profissionais nas diferentes etapas do processo pelos vários intervenientes.
  • Simulação de casos de certificações profissionais, totais e parciais e, neste último caso, possíveis encaminhamentos, procedendo ao registo das avaliações e à aplicação das condições de validação das UC (Unidades de Competências) e de certificação total.

A ação de capacitação decorreu nos dias 09, 10 e 11 de Maio com a participação de Técnicos/Formadores da área da Hotelaria, Restauração e Turismo; Profissionais e técnicos de orientação; Técnicos do IEFP; Técnicos da Unidade de Coordenação do SNQ, entre outros Técnicos disseminadores.