Especialistas das áreas de Gestão e Secretariado recebem formação no processo RVCC

A Unidade de Coordenação do Sistema Nacional de Qualificações (UC-SNQ) promove de 9 a 11 de março, na cidade da Praia, uma ação de formação no processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências profissionais (RVCC), destinada a especialistas das áreas de gestão e secretariado, para implementação piloto deste processo na família profissional AGE (Administração e Gestão).

A formação conta com o apoio da Associação de Profissionais de Secretariado, e tem, de entre outros objetivos, clarificar a natureza e o âmbito de intervenção do processo de RVCC Profissional em Cabo Verde, explorar as etapas, intervenientes e metodologia de trabalho inerente a este processo e abordar as metodologias de avaliação desenvolvidas nas etapas de validação e certificação de competências.

O processo RVCC permite aos indivíduos obter a certificação das suas competências profissionais, independentemente de como as tenham adquirido. Destina-se a indivíduos com idade igual ou superior a 25 anos e experiência profissional mínima de 5 anos.

Este processo desenvolve-se com base nos referenciais de competências profissionais integrados no Catálogo Nacional de Qualificações (CNQ).

De salientar, que desde 2019, a UC-SNQ tem desenvolvido formação para capacitar formadores para a implementação do processo RVCC em Cabo Verde.