Termina a formação sobre o processo RVCC Pro

A formação sobre o processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de competências profissionais (RVCC Pro) que decorria desde o dia 9 de março, na cidade da Praia, terminou ontem, dia 11, com a entrega de certificado, a cerca de 20 formadores especialistas das áreas de Gestão e Secretariado, que agora têm a responsabilidade de implementar o processo RVCC na família profissional Administração e Gestão (AGE).

Segundo o responsável da Equipa Técnica da Unidade de Coordenação do Sistema Nacional de Qualificações, Amílcar Mendes, uma vez capacitado os formadores/facilitadores, o próximo passo deste processo, será a implementação do RVCC na qualificação profissional de Serviço Administrativo nível 3 e Serviço de atendimento ao cliente e utente nível 4.

Ainda de acordo com o responsável, em parceria com as Câmaras Municipais, Direção Nacional de Educação e a Associação dos profissionais de secretariado de Cabo Verde, já foram identificados um total de trinta candidatos.

A implementação do RVCC Pro inicia com a pré-seleção dos candidatos e depois prossegue com as quatro fases inerentes ao processo, designadamente informação e orientação, reconhecimento, validação e a Certificação de competências.

De referir que a implementação piloto do processo RVCC Pro, vai ser na ilha de Santiago, sob a responsabilidade dos Centros profissionais da Praia e Santa Cruz.