UC_SNQ arranca com o Processo RVCC na Família Profissional Administração e Gestão

A Unidade de Coordenação do Sistema Nacional de Qualificações (UC_SNQ), em parceira com o Centro de Emprego e Formação Profissional da Praia e a Associação de Profissionais de Secretariado de Cabo Verde, já iniciou a implementação do Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências Profissionais (RVCC), em Serviços Administrativos e de Atendimento aos Clientes e Utentes, nível 4, da Família Profissional, Administração e Gestão.

A abertura oficial que marca o início deste processo foi presidida pelo Vice-primeiro Ministro e Ministro das Finanças, Olavo Correia, que durante a sua intervenção afirmou que “o Governo tem estado a trabalhar para fazer da Formação Profissional, um acelerador na criação de oportunidades para os jovens cabo-verdianos”.

O Governante realçou ainda, os investimentos financeiro, legal e institucional para a promoção e valorização da formação profissional, reconhecendo, entretanto, “os desafios ainda persistentes”

“É necessário abraçar o desafio da digitalização e desmaterialização de todo o processo de formação profissional até onde for possível – isso é crucial para que se possa massificar a formação profissional. Assim estaremos a servir de forma satisfatória a juventude cabo-verdiana”, afirmou Olavo Correia.

O Processo RVCC em Serviços Administrativos e de Atendimento aos Clientes e Utentes, nível 4, conta com um total de trinta e dois (32) candidatos de várias instituições públicas e privadas.

RVCC é um método formal que permite aos indivíduos obter o reconhecimento, a validação e a certificação das suas competências profissionais adquiridas ao longo da vida.

Destina-se a indivíduos com idade igual ou superior a 25 anos e experiência profissional mínima de 5 anos.

De realçar que o processo RVCC já foi implementado, enquanto experiência piloto na Qualificação Profissional de Serviços de Alimentos e Bebidas, nível 3, da Família Profissional de Hotelaria, Restauração e Turismo.