Governo institui carteira profissional nas profissões ligadas ao setor de Hotelaria, Restauração e Turismo

O Governo, através da Direção Geral do Emprego, Formação Profissional e Estágios Profissionais (DGEFPEP) vai dar início à implementação da carteira profissional nas profissões ligadas ao setor de Hotelaria, Restauração e Turismo, nomeadamente Empregado de mesa e Bar, Cozinheiro, Rececionista de hotel, Pasteleiro e Guia de Turismo.

O evento que marca o início deste processo foi presidido pelo Ministro das Finanças, Fomento Empresarial e Ministro da Economia Digital, Olavo Correia, que durante a sua intervenção destacou a importância da formação profissional e o seu impacto no mercado de trabalho e na qualidade dos serviços prestados.

Segundo o governante, as pessoas formadas estão melhor preparadas e têm melhor produtividade, e “a carteira profissional tem efeitos positivos, quer na qualidade dos serviços prestados, como na produtividade e na própria valorização pessoal do formando e do prestador de serviço”

A Carteira Profissional passará a ser exigida aos Empregados de Mesa e Bar, Guias de Turismo, Pasteleiros, Recepcionistas de Hotel e Cozinheiros a partir do próximo ano.

A Carteira Profissional foi instituída através do Decreto-lei nº 10/IX/2020 de 14 de Dezembro, como condição indispensável para o acesso e exercício de profissões. Com esta medida o Governo pretende valorizar a qualificação profissional e promover a qualidade na prestação de serviços.