Candidatos do processo RVCC nos Serviços Administrativos e Atendimento aos Clientes e Utentes participam na última fase do processo

17 dos 30 candidatos do processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências Profissionais (RVCC), na qualificação profissional de Serviços Administrativos e Atendimento aos Clientes e Utentes, nível 4, já concluíram a etapa de certificação de competências.

 Esta última etapa do processo RVCC está a decorrer durante esta semana, no centro de Emprego e Formação Profissional da Praia, perante um júri de certificação. O momento é constituído por sessões de demonstração prática para os candidatos à certificação total.

Para a candidata, Nadine Rodrigues, a quem foi-lhe atribuída a certificação total, participar neste processo, foi emocionante porque teve que rever toda a sua trajetória profissional, os 25 anos de experiência profissional na área de secretariado.

Já para Maria de Fátima, “este é um momento importante e esperado” na sua vida, pois durante muito tempo está a realizar trabalhos administrativos, sem nunca ser reconhecida. Segundo a candidata, para quem usufrui de um salário baixo, o processo RVCC tem uma grande importância porque acredita que é uma oportunidade para ter mudança a nível profissional.

 O processo RVCC na qualificação profissional de Serviços Administrativos e Atendimento aos Clientes e Utentes, nível 4, foi realizado em parceira com o Centro de Emprego e Formação Profissional da Praia e a Associação de Profissionais de Secretariado de Cabo Verde (APSCV).

O programa RVCC é um processo formal que permite aos indivíduos obter o reconhecimento, a validação e a certificação de competências profissionais adquiridas ao longo da vida, em diferentes contextos, com base nas suas experiências pessoais e profissionais. É dirigido a indivíduos empregados ou desempregados, com idade igual ou superior a 25 anos e experiência profissional mínima de 5 anos, devidamente comprovadas.